
Data publicação: 28/11/2025

O Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE) realizou, em Água Preta, mais uma etapa da Operação Mata Sul, vistoriando 15 consultórios odontológicos públicos, além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e da Unidade Móvel de Saúde Bucal. A ação resultou na interdição ética de um consultório em razão das condições estruturais consideradas inadequadas para um atendimento seguro e salubre.
Entre as irregularidades identificadas, estavam cadeiras odontológicas enferrujadas, presença de mofo e infiltrações, fiação exposta, lixeiras inadequadas, ausência de mobília compatível com as normas e falhas graves no processamento de materiais, incluindo o uso de chapinha de cabelo para selagem e a falta de autoclave. O odontomóvel não foi localizado no endereço informado, e o CEO encontrava-se fechado no momento da vistoria.
A maior parte das unidades recebeu prazo para realizar as correções. Em alguns casos, a equipe de fiscais alertou que, se as adequações não forem concluídas no período estabelecido, novas interdições poderão ser efetuadas devido às condições precárias dos espaços.
Todos os relatórios foram encaminhados à Prefeitura de Água Preta, para que as providências necessárias sejam adotadas.
A Operação Mata Sul reafirma o compromisso do Conselho com a oferta de ambientes éticos, adequados e seguros, tanto para os profissionais de Odontologia quanto para os usuários do SUS.